A ferramenta ERA (Energia, Resíduos e Água) foi uma das propostas desenvolvidas pelo LACIS para o Pacto Setorial entre a CÂMARA BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO – CBIC e o MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA visando iniciativas de Sustentabilidade na Cadeia Produtiva da Indústria da Construção (CPIC), por meio do Programa Construção Sustentável da CBIC lançado em 2010.

Desenvolvido especialmente para o setor da construção, a ERA é uma ferramenta simples e prática, focada na gestão da energia, resíduos e água, que visa atender ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP- H) e aos requisitos e critérios de certificações ambientais e de construção sustentável. A ferramenta permite ainda ao usuário avaliar a evolução da sua obra e compará-la com os demais projetos da empresa ou de outras no território nacional, com a garantia total de confidencialidade das informações.

Na ERA, os dados coletados são armazenados em uma base nacional e podem ser monitorados constantemente pelo usuário, que acompanhará o desempenho do seu canteiro de obras durante o processo de construção do empreendimento, buscando melhor eficiência e economia. A ferramenta permite ainda ao usuário avaliar a evolução da sua obra e compará-la com os demais projetos da empresa ou de outras no território nacional, com a garantia total de confidencialidade das informações.