No tema responsabilidade ambiental e social, são desenvolvidos métodos de ensino, pesquisa e extensão que abordam os mecanismos para controle de impactos ambientais e responsabilidade compartilhada ao longo do ciclo de vida dos produtos e serviços. Esta abordagem inclui a responsabilidade sobre a cadeia de fornecedores, com o desenvolvimento de mecanismos de compra responsável e sobre a cadeia de resíduos, envolvendo logística reversa como requisito legal e outros mecanismos.

O tema responsabilidade ambiental e social tem sido tratado no escopo das disciplinas “Engenharia e ambiente” e “Gestão ambiental para engenharia”, em projetos de pesquisa aplicada sobre o ciclo de vida de produtos e serviços.

Além disso, tem sido desenvolvido no Lacis o Programa de responsabilidade ambiental e social da indústria da construção (PRAS), com subprojetos: Rotulagem de materiais de construção, Canteiros de obra com responsabilidade ambiental e social, Capacitação e treinamento: sustentabilidade e inclusão, Compra responsável.

O Programa de compra responsável foi desenvolvido uma parceria da Universidade de Brasília, por meio do Lacis, com o Sindicato da indústria da construção do distrito federal (Sinduscon-DF) e a Federação das indústrias do distrito federal (Fibra-DF), com apoio financeiro do Serviço de apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae) e Programa de apoio à competitividade das micro e pequenas indústrias e conselho nacional da indústria (Procompi/CNI). Por meio desse programa, foi elaborado o Guia de compras responsáveis.

Em 2013 o Guia de compra responsável passou a integrar uma das metas do Projeto 08 Conhecimento para Inovação do Programa de Inovação Tecnológica (PIT) da Câmara brasileira da indústria da construção (CBIC). O Projeto 08 do PIT é coordenado pela Universidade de Brasília, por meio do Lacis e constitui um dos nove subprogramas que integram o PIT, uma iniciativa da CBIC. O Guia foi publicado em 2015 e deve servir de subsídio para desenvolvimento de uma plataforma informatizada.