O Centro de excelência comunidades integradas sustentáveis da Building research establishment (BRE/UK) na Universidade de Brasília é o primeiro Centro de excelência internacional da BRE, e tem como foco a inovação e a sustentabilidade do ambiente construído e dos processos e produtos. Integra ações, agentes e instrumentos e compartilha responsabilidades e expertises.

O centro realiza pesquisas e desenvolvimento de ferramentas e serviços que permitem a criação, consolidação e manutenção de um ambiente construído mais sustentável. Entre os temas específicos de pesquisa citam-se: avaliação de ciclo de vida, gestão de resíduos, comunidades sustentáveis, modelos de inovação aplicados à cadeia produtiva da indústria da construção, e o uso responsável de recursos de materiais e produtos.

Entre os projetos de pesquisa que o Centro de excelência da BRE na UnB participa e desenvolve citam-se: Cidades do futuro, Resiliência urbana e o PISAC (Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído).