O CEPAC (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído) é um centro de P&D para o desenvolvimento, teste, demonstração, disseminação e difusão de soluções tecnológicas sustentáveis para processos e produtos do ambiente construído. Trata-se da implantação, na região centro-oeste, de um centro de referência que trabalhará em rede, como catalizador de capacidades técnicas consolidadas no país e internacionalmente, visando pesquisa e desenvolvimento com foco no ambiente construído.
O CEPAC resulta da parceria entre agentes públicos e privados do Brasil e do Reino Unido, que envolve o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC); o Building Research Establishment (BRE); a Universidade de Brasília (UnB), através do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS); e o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia.
A missão do CEPAC consiste em fomentar inovações tecnológicas, de alto desempenho, baixo custo e sustentáveis, atendendo a atual e futura demanda da Cadeia Produtiva da Indústria da Construção (CPIC). O principal objetivo do CEPAC é a implantação de um centro de referência com trabalho organizado em rede de agentes e que funcionará como um catalisador da capacidade técnica consolidada no país e internacionalmente, com vista a acelerar o processo de inovação da CPIC.